top of page

O Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim, o FESTINAÇU, é uma produção e realização da Associação Cultural Waraji e acontece ininterruptamente desde 2011 na cidade fronteiriça de Guajará-Mirim. É o único festival cênico com característica internacional em Rondônia, fomentando encontros, pensando a partilha de pensamentos e provocações de bagagens para além das fronteiras imaginárias. Busca, principalmente, fortalecer a importância dos trabalhos artísticos no interior do Estado.

Com seu ineditismo, busca, também, amparar um déficit no processo de formação em artes cênicas na cidade de Guajará-Mirim e região.

O festival tem promovido, até agora, o intercâmbio entre a América do Sul, América do Norte, África e Europa, sendo um evento anual que, para além da vertente de espetáculos, promove paralelamente oficinas, exposições artísticas, residências artísticas, fóruns, encontros, debates e shows musicais. Teve a sua primeira edição em 2011 e, em 2012, internacionaliza-se.

logo waraji 2019 (1).png
FESTIVAIS
logo waraji 2019 (1).png

11

Edições do Festival

CONTINUIDADE

154

Apresentações Artísiticas

DIVERSIDADE

39

Atividades

Formativas

APRIMORAMENTO

+900

Artistas beneficiados

COLETIVIDADE

11

Países

representados

CAPACIDADE

bg0top.jpg
completo_500x500_Site.png

O "MANAFLOR - Festival de Música e Arte na Floresta'' é uma mostra da produção de ações do segmento de música, que busca contemplar artistas nacionais e internacionais, permitindo assim a difusão da produção artística na fronteira entre Brasil e Bolívia. O festival já teve duas edições.

MANAFLOR

Todos os vídeos

Todos os vídeos

Assista agora
faixa_central.jpg
Banda de rock

ROCKAÇU é um festival de música Rock que começou como um festival binacional na fronteira e acabou evoluindo para um encontro de Rock na fronteira com bandas do Estado todo. O Festival tem três edições.

ROCKAÇU

rock-açu.jpg
ROCKAÇU
ODoidoEaMorte7.jpg

Peças produzidas

Participação em festivais

2018 – Invasão de quadra

2014 – O Doido e a Morte

2013 – Antes Preso

2013 – A formiguinha e a neve

2013 – Vida e morte Severina nos seringais da Amazônia

2012 - Auto do Trem do Inferno

2011– Pluft, o fantasminha

2011– Os Bichos na Praça II

2011 – Os Bichos na praça I

2010 – O ciclo

2009 – Sentidos

2009 – Arigó: Soldado da esperança

2009 – A busca da felicidade

2009 – Sinta-se em casa na Guerra ou na paz

2008 – Entre Pétalas e pedras

2014 – Festival Internacional de Teatro do Mindelo

 – MINDELACT, África

2013 – Festival Internacional de Teatro do Mindelo

– MINDELACT , África

2011 – Amazônia Encena na Rua

2009 – Festival Internacional de Teatro do Mindelo

 – MINDELACT, África

Grupo de Teatro WARAJI

Teatro
música

projeto matOteu

20211006_002102_resized(1)_resized.jpg

O Projeto MatoTeu nasceu na cidade de Guajará-Mirim em Rondônia, situada na fronteira entre Brasil e Bolívia, um lugar à margem das atualizações culturais. 


Apesar da grande fruição da cultura que emana do povo nesse lugar fronteiriço, onde culturas de dois países se misturam, o fazer artístico não é fomentado isso tem feito nossa cidade perder gradativamente a relação com a identidade artística regional. Junta-se a isso a inexistência de equipamentos culturais, tornando-se insustentável seguir na peleja de criar e produzir arte. Ainda assim, o Projeto MatoTeu produz música amazônica para alcançar e manter viva nossa identidade e para propagar nossas produções para o mundo. 
É nesse espírito que nasce a banda PROJETO MATOTEU. Nossas músicas refletem todos esses movimentos: a emigração e a imigração, o amor pela natureza exuberante que nos cerca, o amor às pessoas e as nossas relações com elas, o sentido da vida.
Criou-se um som com estilo próprio, que mistura várias influências: do rock ao folclore, do reggae à “tchabeta”, da “morna caboverdiana” ao samba, do jazz ao mbp, do pop ao maracatu, sem compromisso, mas com intenção.
As letras estão em crioulo caboverdiano, português e inglês. As músicas propõem uma viagem em sonoridades, partindo da África, atravessando o oceano, chegando ao Brasil, atravessando as suas vastas regiões até chegar a Guajará-Mirim, de onde parte de novo para o mundo.
Das dificuldades nasceram esses processos criativos que nos deram esses temas, para serem escutados aqui, ou em qualquer lugar do mundo. 
 

faixa_ruysite.png
Literatura

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELAÓRIO
bottom of page