Começa amanhã(24) o XI FESTINAÇU

O FESTINAÇU acontece de 24 a 28 de março e conta com tradução em Libras dos espetáculos exibidos.


Vasi(j)a Vacía de una sujeta multiple - Una Danza da Colômbia


Começa amanhã (24) o tradicional FESTINAÇU - Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim que realiza sua décima primeira edição de 24 a 28 de março, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL/RO. A programação acontece no formato on-line e conta com tradução em Libras oportunizando a participação da comunidade surda, as apresentações são gratuitas para o público de todas as idades.

Os espetáculos de teatro/dança, performances e show musical são de grupos e artistas de Rondônia, diversos estados do Brasil e países da América Latina como Bolívia, Colômbia e Peru. Os espetáculos estão em duas categorias: Mostra Alterego e Mostra Principal. Além das mostras, a programação trará bate-papo com artistas participantes ao final de cada dia, uma ação formativa (Oficina) e o IV Fórum de Teatro da Fronteira. A programação completa pode ser acessada no site do FESTINAÇU.

A produtora Thaiz Lucksis responsável pelo projeto afirma que "Nesse momento de crise sanitária, momento de grande comoção social, na saúde, na economia, a Lei Aldir Blanc foi de fundamental importância na sobrevivência de profissionais da área cultural. O 11º FESTINAÇU só foi possível por conta da promulgação dessa lei que trouxe os recursos necessários para a realização dessa edição online”. A produtora acentua que: ”A execução desta lei também trouxe para todos nós, da cadeia cultural, a certeza ainda maior da necessidade de políticas públicas para essas atividades: tanto culturais quanto econômicas. A gente consegue perceber, claramente, que o investimento realizado nessas atividades culturais e artísticas reverberam, e muito, com benefícios para a sociedade através de produtos muito bons sendo oferecidos para a comunidade, além de fomentar a economia local”.

A arte de Rondônia está se firmando nesse cenário virtual, junto com os grandes centros culturais, Thaiz pontua que "Realizar um festival de teatro no Norte do Brasil, em Rondônia, sempre foi um grande desafio e o FESTINAÇU se realiza, há 11 anos na cidade de Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia. No momento, estamos na segunda edição online, e realizar um festival online são outros desafios. É uma das características da arte: a adaptabilidade, a resistência, se reinventar a todo momento.”

Acompanhe a programação do XI FESTINAÇU de 24 a 28 de março, a partir das 20h (horário de Rondônia), 21h (horário de Brasília), o público vai poder conferir a exibição dos espetáculos pelo Canal do Youtube. Para ficar sabendo de todas as informações e conferir o Festival por completo, se inscreva no canal da Associação Cultural Waraji.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

AV. 10 DE ABRIL, 1901 - BAIRRO SANTO ANTÔNIO

76850000 - GUAJARÁ-MIRIM - RONDÔNIA

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

© 2019 por Associação Cultural Waraji